a carregar...
Início » Notícias » Jamboree 2008
Colocada em: 2010-01-05

Jamboree 08


“Partilhar a mesma aventura...” este foi o tema de mais um grande sonho escutista o Jamboree 2008, decorrido em Agosto, organizado pela região de Leiria, na Charneca do Nicho, Souto da Carpalhosa.
Este sonho não contou apenas com a participação do habitual Corpo Escutista da Região de Leiria, uma vez que alguns jovens da Cercicaper (Castanheira de Pera) participaram também de forma efusiva e extática no dia 5 de Agosto, no Atelier do Ser. Com este Atelier pretendeu-se dar a possibilidade de conhecer novos Eu’s e novas formas relacionais, em que a condição física ou mental fosse reduzida pelo contacto físico, interacção e socialização entre todos.
Esse dia que começou com grande entusiasmo e expectativa por parte dos jovens da Cercicaper faz com que muitas vivências sejam ainda hoje recordadas com grande alegria e saudade.
A chegada e entrada “em campo” como se diz na gíria “escutista” foi sentida como uma entrada numa dimensão diferente de tudo o que os olhos e os corações destes jovens tinham visto e testemunhado até ao dia.
Foi então que com o passar do tempo, escuteiros se foram juntando e deliciando junto de e com os nossos jovens.
Para que tal interacção e dinamismo fossem possíveis, foram criadas um conjunto de situações, jogos, em que todos puderam partilhar saberes, conhecimentos, ideias, e até partilhar-se, dar-se e tocar-se. Este foi sem dúvida um grande desafio em que não houve vencedores nem vencidos, pois todos saíram a ganhar.
Neste dia todos os participantes retiraram a capa da vergonha, do preconceito, das ideias pré-concebidas e pejorativas, e sem medo, avançaram numa nova e fantástica revolução emocional do SER, em que todos os sentidos ficaram à flor da pele, vivendo cada sorriso, cada olhar, cada abraço de forma extraordinariamente intensa. A cumplicidade que se criou em tão pouco tempo, revelou que para lá da diferença, existe um sentimento de pertença e entrega incríveis.
As vivências foram muitas e o ambiente propício a uma onda de partilhas, conquistas relacionais, que tiveram uma elevada representação emocional para todos os agentes activos.
A Todos os que junto connosco viveram entusiasticamente este dia, um sentido Obrigada!!!
Que novas oportunidades surjam para assim preencher o coração de cada um de nós!


www.linkactivo.com