a carregar...
Início » Notícias » Desfile de Moda Castanheira de Pera 2009
Colocada em: 2010-07-07


O Caminho faz-se caminhando…É preciso acreditar...


Esta história remete-nos para 2003, ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em que a CEERDL lança a outras entidades da região um grande e altruísta desafio: realizar um Desfile de Moda para/com Pessoas com Deficiência.
E porque não? Surge a questão! Criar fatos, dar asas à imaginação, libertar o corpo e desfilar por uma passerelle…
Desde então, todos os anos as instituições não poupam esforços, nem medem forças para presentear a comunidade com tão rico e magnífico espectáculo, projecto aliciante e ao mesmo tempo mágico, move vários intervenientes: entidades sociais, patrocinadores, figuras públicas que contribuem dando “corpo e forma” a um evento com tanto impacto para os protagonistas como para o público em geral.
No ano de 2009, o legado foi passado à Cercicaper, que com muito afinco se dedicou à organização de mais um Desfile de Moda. No entanto a audácia de querer sempre mais e melhor fez com que esta pequena instituição mostrasse que o sonho vale tudo e o que o único limite é a felicidade, por isso mesmo deu asas à sua imaginação e lançou-se no infinito Cosmo, que é o Universo, surgindo assim o Tema do Evento: o Céu.
Adivinhando-se já grande empenho por parte de todas as associadas envolvidas e muita animação, tudo fazia prever uma noite cheia de estrelas bem luminosas preenchendo o céu de todos os presentes. 
Tão nobre acção não poderia deixar de ter por detrás maior valor e princípio, que o de valorizar os jovens com quem se trabalha diariamente e por quem, como se diz: “daria a camisola” e mais ainda, sensibilizar a sociedade para a urgente necessidade de mudança, mudança de mentalidades de forma a promover cada vez mais e de forma mais eficaz a integração das pessoas com deficiência.
É então chegado o momento, “Luzes, Câmaras, Acção”: todo o universo Castanheirense silencia a sua voz e paralisa o seu olhar sobre os majestosos e magníficos modelos, que de forma tão autêntica mostraram como faz sentido o celebre ditado: “A Vida é Bela”.
Nessa mesma noite a alegria e a emoção pisam o palco, envolvendo os protagonistas e dando vida a tudo o que até ali estava inanimado, a passerelle, as roupas, o próprio cenário… foi sem dúvida para quem viu, presenciou e participou um momento Kodac: “Para mais tarde recordar”…
Assim sim, faz sentido ter sempre um pé no passado, para que num pulinho possamos rever o que foi vivido e reaver forças e coragem para continuar a acreditar… tudo é possível… e quem de nós ousa dizer o contrário ao olhar nos olhos, um destes jovens?...



www.linkactivo.com