a carregar...
Início » Notícias » “Férias, aqui vamos nós!” - Colónia de Férias 2016
Colocada em: 2016-07-11


Do passado dia 20 ao dia 24 de Junho decorreu a colónia de férias dos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da CERCICAPER, num projeto cofinanciado pelo programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P..
É certo e sabido que o que é diferente, novo e desconhecido, se pode tornar numa boa surpresa. Foi também nesse sentido que a Instituição decidiu mudar de ares no que toca às férias de Verão dos nossos clientes.
O destino escolhido desta vez foi a Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca na Lourinhã. Diga-se de passagem que nos saiu a sorte grande: Acordar com o barulho das ondas e das gaivotas, tomar o pequeno-almoço com vista para o mar e estar quase e literalmente a 20 passos do pé na areia. Que luxo! Mas voltemos um pouco atrás…
Para os clientes da CERCICAPER esta é sem dúvida a semana da qual falam todo o ano, sempre na ânsia que chegue, pelo desejo de quebrar a rotina e pela expetativa de vivenciarem momentos que para eles se tornem memoráveis.
Durante a viagem, entusiasmo era claramente a palavra que melhor descrevia cada um dos 19 rostos que seguiam nas carrinhas, como se cada um daqueles sorrisos contagiasse o do colega do lado, não dando nem uma única oportunidade às 2.30h de viagem aborrecerem alguém.
À chegada, a felicidade atingia o seu auge e enchia o coração aos nossos 19 clientes. O momento era deles! Prontamente uniram forças, e em conjunto com os seis incansáveis colaboradores da CERCICAPER que os acompanharam durante as férias, lá foram eles descarregar as malas das carrinhas. Num ápice, estavam hospedados naquela, que durante aquela semana, ia ser a sua casa de sonho.
“Férias, aqui vamos nós!”, era a expressão que ecoava no seio do grupo em tom de euforia, a partir do momento em que pisavam a areia e sentiam a água salgada pela primeira vez. Ninguém os parou. Nem o tempo, que apesar de quente, fez as nuvens esconder o sol ao segundo e terceiro dia. Talvez até este se tenha retraído com tanta felicidade junta.
O que é certo, é que deu para tudo: uns reinventaram o futebol e ténis de praia e a petanca à sua maneira, outros preferiram as caminhadas à beira-mar onde até se encontraram com uma estrela-do-mar, outros trabalharam para o bronze, outros corajosos banharam-se no mar gelado e ainda outros que fizeram a sua melhor pose para serem fotografados para o facebook…
Com tanta atividade, as manhãs e as tardes passavam a correr. O cansaço acumulava-se naturalmente. Mas o pôr-do-sol mágico de cada dia dava um bónus de energia a cada um, deixando o repto de que a noite era para também ser aproveitada. Foi isso que se fez, com o café, o sumo ou o gelado a serem saboreados em plena esplanada, misturados com a harmonia e o conforto de um ambiente sempre familiar e bem-disposto. No entanto, o auge aconteceu mesmo na última noite, um pouco em jeito de despedida, onde nos deixámos levar pelo espírito das festividades do São João. Todos se divertiram como nunca, numa noite que irá ficar para sempre gravada nas suas memórias. O sono tinha desvanecido, as pilhas tinham sido recarregadas inexplicavelmente e os corpos dançavam nos ritmos certos dos sons pimba como se não houvesse amanhã.
No dia seguinte, que era também o último, queimavam-se os últimos cartuchos de praia para os mais apaixonados por areia nos pés. Outros descansavam ou brincavam, mas todos com o mesmo sorriso nos lábios de tão realizados que se sentiam. A contrastar estava o sentimento nostálgico de que toda aquela semana incrível tinha passado demasiado rápido, e que agora era hora de voltar à rotina.
Hora de partir. Malas feitas. Siga viagem. Altura de chegar e partilhar com todos os que ficaram em Castanheira, todos os momentos perfeitos que se viveram nas férias. Que estas memórias magníficas perdurem até pelo menos mais um ano, é o desejo comum a todos os clientes. E o brilho que trazem nos olhos… Bem, esse é a promessa esclarecida de que um dia hão de certamente voltar.


Rui Gomes - Fisioterapeuta
8/07/2016




www.linkactivo.com