História

Mundo CERCICAPER

 

A CERCICAPER, na altura, Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Castanheira de Pera surgiu em 1977 pelas “mãos” de uma professora primária que em época “pós 25 de Abril 1974”, assistia, preocupada e inquieta, a aulas dadas a alunos com deficiências e ou incapacidades em escolas de ensino regular, sem qualquer diferenciação e especialização, nem atendendo às suas condições humanas. Alertando para este facto, esta grande mulher conseguiu mobilizar uma comunidade inteira, mudando conceções, pensamentos e mentalidades criando uma cooperativa para o ensino especializado de crianças inadaptadas, ou seja, para a “adaptação e integração da criança na sociedade”.

Ao longo dos tempos foi sofrendo alterações que procuraram responder às novas necessidades que se foram sentindo. O trabalho e as ações deixaram de se centrar na infância e passaram a acompanhar todas as etapas da vida da pessoa com deficiência e das suas famílias. Atentos a esta problemática e com o intuito de alargamento de respostas sociais que correspondessem a esta nova realidade (como o Centro de Atividades Ocupacionais, o Centro de Formação Profissional, o Lar Residencial para Pessoas com deficiência e a Residência Autónoma), no dia 25/02/1999 a firma desta instituição foi alterada para CERCICAPER - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera, CRL.

Numa outra vertente, e a pensar não só nas pessoas com deficiência mas também noutro tipo de população, nomeadamente crianças em risco, surge em 1997 a Intervenção Precoce, agora Equipa Local de Intervenção e em 2002 o Centro de Acolhimento Temporário. Este último, reflexo também da força de uma mulher que conhece e se apaixona por uma criança multideficiente e por Castanheira de Pera, apresentando-nos a todos nós uma grande história de vida, de altruísmo e de amor ao próximo colmatada pela adoção do miúdo e a cedência de um imóvel à Cercicaper para dar continuidade à sua obra no concelho e, no âmbito da sua responsabilidade social agora desperta, permitir dar apoio a outras crianças necessitadas e em risco.

Em 2021, com a evolução da sociedade e de novas necessidades sentidas: acompanhamento mais inclusivo, comprometimento ao nível da capacitação e envolvimento de todas as pessoas da comunidade, a instituição voltou a alterar o nome, que passou a ser:

 

CERCICAPER – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Castanheira de Pera, CRL.

 

A manutenção do acrónimo CERCICAPER impôs-se!

É uma mais-valia, uma marca, pois não se pode nem se quer apagar ou desligar do passado.

Foi há 44 anos que a instituição nasceu e iniciou o seu percurso de apoio aos mais vulneráveis.

Foi lá que criou raízes e tronco para crescerem os ramos e florescerem as flores.

Foi em 1977 que se iniciou o caminho da inclusão e é a partir desta data, desta semente plantada, que se pretende que a árvore se desenvolva e dê frutos.

Se hoje “cultivamos inclusão”, é porque a Cercicaper foi criada e desenvolvida com bases sólidas, por pessoas firmes nas convicções e lutadoras por natureza. Inspirados pelos passados tão à frente dos seus tempos, queremos construir um presente robusto e projetar um futuro promissor, tendo sempre em atenção a população mais fragilizada a necessitar de apoio institucional e a comunidade da região onde está inserida.

 

Efetivamente, além de uma cooperativa ser socialmente útil pela prossecução dos seus fins específicos, ela é-o também, pelo simples facto de existir, por prosseguir interesses dos cooperadores, através da cooperação entre eles. Ou seja, a cooperatividade é, por si só, socialmente útil, funcionando como um elemento potenciador da coesão social.” (Namorado, Rui (2013) O Essencial sobre Cooperativas, INCM)

mundo

 

 

No seguinte território de atuação

 

mapa atuacao

 

 

 

 

Cercicaper

Variante do Troviscal - Dordio
3280-050 Castanheira de Pera
Telefone: 236 434 227  (chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 236 434 225 
E-mail: cercicaper@sapo.pt
Coordenadas GPS:
Latitude: 39.997087
Longitude: -8.211755

 

Livro de Reclamações